Processos Seletivos

Ingresso
SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL PROFARTES (EM REDE) - TURMA 2025
16/05/2025 - 15:55
Ingresso
SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (EM REDE)
15/05/2025 - 17:01

Processo seletivo - orientações, formulários e modelos de documentos

por Portal Profartes
Publicado: 30/01/2017 - 15:45
Última modificação: 09/05/2025 - 15:32
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo / Comunidade externa
Assunto: 
Documentos / Processos seletivos / Serviços
Definições: 

Anualmente o Programa de Pós-graduação realiza inscrições para o processo seletivo, de acordo com edital próprio (ver anexos) divulgados nesta página web e em outros meios de comunicação. Para se inscrever o candidato deve apresentar, o formulário de inscrição com os dados do candidato e documentação, conforme edital. Após a homologação das inscrições pelo Colegiado do Programa a Comissão de Seleção aplica a prova de seleção, e estabelece a ordem de classificação  dos candidatos.

Requisitos: 

São pré-requisitos para prestar o Processo Seletivo:

  1. Poderão inscrever-se no Exame professores em exercício da docência em Arte na Educação Básica, portadores de diploma de curso superior RECONHECIDO pelo Ministério da Educação em qualquer área de formação, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.  
  2. Deve-se estar em exercício em sala de aula, ministrando componente curricular Arte no momento de inscrição neste processo seletivo e comprovar prática docente com o componente Arte com documentação emitida pela escola.
  3. Ter CPF ( Cadastro de Pessoa Física) e Currículo Lattes (ver https://lattes.cnpq.br/).
  4. Certificado de proficiência: em Língua Estrangeira, inglês, espanhol ou francês, conforme as normas de proficiência da IES Associada, na qual o candidato foi classificado.

Informações para os ingressantes:

  1. O calendário da UFU encontra-se no link: hps://propp.ufu.br/central-deconteudos/documentos/2024/10/calendario-academico-da-pos-graduacao-2025
  2.  A matrícula dos ingressantes ocorrerá do dia 20 a 28 de fevereiro de 2025
  3.  Para quem quer ir se adiantando, os documentos básicos que já podem ir sendo providenciados (digitalizados em PDF, frente e verso, sem cortes) são:
  • 3.1) Cerdão de registro civil (cerdão de nascimento ou casamento);
  • 3.2) RG ou CNH ou CIN (Carteira de Idendade Nacional);
  • 3.3) CPF; (caso o CPF já esteja na CNH/ CIN ou RG, não é necessário enviar novamente)
  • 3.4) Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral; hps://www.tse.jus.br/servicoseleitorais/cerdoes/cerdao-de-quitacao-eleitoral; 
  • 3.5) Documento militar; (para sexo masculino)
  • 3.6) Diploma de graduação (devidamente assinado pelo Titulado) ou cercado de conclusão contendo a data de colação de grau realizada; Além destes documentos, será solicitado o preenchimento de um ou mais requerimentos em momento oportuno a ser informado posteriormente(em meados de fevereiro2025);

As informações (de como deverão ser enviadas as documentações completas) serão enviadas por e-mail alguns dias antes da matrícula;

Setor Responsável: